Costa Pinto
Mais uma vez chamamos aqui a atenção dos nossos leitores para um artigo do blogue Mar da Costa.
Desta vez trata-se de um artigo sobre o “nosso” bairro Costa Pinto, um bairro que se situava, grosso modo, entre as atuais Rua dos Pescadores e Avenida 1º de Maio, onde está a igreja antiga. Esse foi um bairro novo, construido para realojar as várias famílias de pescadores que perderam as suas casas num grande incêndio que ocorreu em 1884.
O referido blogue reproduz um artigo publicado no Diário Illustrado, 12 de julho de 1886 (pode clicar para ler no original, ligação fornecida pelo “Mar da Costa”).
Curiosamente, um outro artigo sobre a mesma ocorrência é igualmente fornecido. Trata-se do N.º 295 de O Occidente, 1 de março de 1887 (pode clicar para ler no original, ligação fornecida pelo “Mar da Costa”).
Neste último artigo, apesar da candura do jornalista, que começa por confessar nunca ter vindo à Caparica, poderá ser um testemunho interessante, especialmente por referir que a distribuição das novas casas foi feita pelos arrais das companhas e não pelos políticos que mandaram erigi-las.
Dá que pensar…
Interessante