Junta Metropolitana de Lisboa contra contentores na Trafaria

porto_de_lisboa_12A Junta Metropolitana de Lisboa (JML) rejeitou a construção de um terminal de contentores na Trafaria, prevista na proposta do Governo de reestruturação do Porto de Lisboa, num parecer aprovado por unanimidade.
Num comunicado, a JML destaca que o projeto de construção de um terminal de contentores na Trafaria não respeita os Planos Diretores Municipais e o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, “os principais instrumentos de ordenamento do território, a que todos devem estar sujeitos”.
“Esta intenção do Governo coloca problemas graves ao setor portuário regional pois, a ser efetivado, o novo terminal de contentores da Trafaria representaria uma incompreensível duplicação e centralização de meios (tudo aponta para que o novo terminal teria condições idênticas ao Terminal de Contentores de Sines que fica a pouco mais de 50 milhas náuticas), optando-se por uma lógica de competição de interesses privados e não por uma desejável complementaridade entre os portos nacionais”, considera a JML.
A JML salienta que o projeto tem “evidentes consequências” no estuário do Tejo, porque ocuparia “uma área de 200 a 300 hectares de plano de água e de terra, e “numa zona condicionada do ponto de vista do território construído (Vila da Trafaria) e de valores naturais protegidos”.
A JML critica “a falta de respeito institucional” do Governo por ter apresentado o plano “sem envolver todas as autarquias” e exige ”que todas as Autarquias da AML sejam auscultadas sobre o mesmo, e que sejam informadas cabalmente sobre todos os aspetos da proposta anunciada”.
O parecer, aprovado por unanimidade, vai ser enviado ao Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.
Também a Assembleia Metropolitana de Lisboa aprovou a 29 de abril um parecer contra o terminal de contentores da Trafaria, enquanto os autarcas do concelho de Almada entregaram uma petição contra na Assembleia da República com mais de quatro mil assinaturas.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest