Poluição em Análise

Petróleo? Olha ali o alcatruz…

A mancha escura no areal entre a praia da Mata e da Fonte da Telha, aparentemente, não é devida a derivados de petróleo. A Autoridade MArítima emitiu um comunicado afirmando que não é devida a qualquer tipo de hidrocarboneto e que enviou amostras para análise de forma a saber de que se trata.

Curiosamente, talvez para evitar alarmismos desnecessários, chama a atenção para alguns alcatruzes igualmente encontrados na mesma zona.

É este o comunicado publicado na página oficial da Autoridade Marítima:

“Na sequência de um contacto telefónico alertando para areal em tom escurecido de algumas praias da Costa da Caparica, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa dirigiram-se para o local, por forma a avaliar a situação.

​No local, os agentes  da Polícia Marítima confirmaram a existência de areal em tom escurecido numa área de reduzidas dimensões, entre as praias da Mata e da Fonte de Telha – concessão Terminus.

Foram de imediato efetuadas as diligências necessárias para proceder a uma análise expedita, efetuada pelos técnicos da Autoridade Marítima, que confirmaram não se tratar de qualquer tipo de hidrocarboneto. No entanto, como medida de segurança, foram recolhidas amostras para análise, de modo a confirmar que não é substância poluente.

Verificou-se ainda uma grande quantidade de recipientes de plástico preto no local, que embora tenham impacto visual, não apresentam qualquer perigo para o ambiente pois são alcatruzes (arte de pesca do polvo), recomendando-se a sua recolha logo que possível.”

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest