Prémio do Melhor Festival
Prémio do melhor Festival Português de 2014. Será preciso sugerir que votem no Sol da Caparica?
Para votar é preciso clicar aqui e preencher o pequeno formulário.
A segunda edição dos Portugal Festival Awards, marcada para novembro, conta com 106 festivais de música a competir em mais de uma dezena de categorias.
Os vencedores dos prémios dos melhores festivais de música serão escolhidos pelo público português, através de uma votação “online”, iniciada no dia 15 de outubro, e por um júri que integra pessoas ligadas ao meio musical, e serão anunciados a 11 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
No total, os 106 festivais nomeados – que abrangem géneros musicais que vão do rock ao metal, do reggae à música tradicional portuguesa – somaram, este ano, mais de dois milhões de espetadores, segundo contas da organização.
Para esta segunda edição, foram criadas novas categorias: a de melhor micro-festival (que tenham até 1.500 espetadores diários), melhor festival académico, melhor atuação ao vivo de artista português e prémio de “mérito para a divulgação da música nacional”.
Para concerto de artista português estão nomeados os Linda Martini, os Buraka Som Sistema, os 5-30, a fadista Gisela João, o músico The Legendary Tigerman e a rapper Capicua.
Para melhor artista estrangeiro, que tenha atuado este ano em Portugal, estão nomeados os Rolling Stones, os Arctic Monkeys, os músicos Kendrick Lamar, Woodkid, James Blake e o DJ Hardwell.
O júri integra os guitarristas Zé Pedro e Tó Trips, a fotógrafa Rita Carmo, o jornalista Miguel Cadete, os radialistas Álvaro Costa e Nuno Calado (Antena 3), Joana Cruz (RFM) e Pedro Ramos (Radar), assim como Ana Markl (Canal Q) e Ana Teresa Ventura (SIC).
Na cerimónia de anúncio dos vencedores atuarão ainda os cinco artistas revelação deste ano, acompanhados da West European Symphony Orchestra: D`Alva, Time For T, Sequin, For Pete Sake e Jimmy P.
Os Portugal Festival Awards foram lançados em 2013 por João Dinis e Rita Pires, dois consultores que criaram esta iniciativa numa incubadora de empresas em Lisboa. O objetivo é reconhecer os festivais de música em diferentes categorias, da organização ao cartaz, do tipo de recinto à sustentabilidade.
Em 2013, a primeira edição dos Portugal Festival Awards contou com 60 festivais de música.