SMAS de Almada realizam ensaios na Costa da Caparica

Esta semana, os SMAS de Almada efetuaram, na Costa de Caparica, na zona envolvente do Centro Comercial “O Pescador”, ensaios de fumo na rede de drenagem de águas residuais. 

Estes ensaios consistem na realização de testes, em alguns pontos críticos da rede de drenagem doméstica, com a utilização de fumo e têm como principal objetivo a deteção de ligações cruzadas ou indevidas (afluências indevidas), como por exemplo, ramais domésticos ligados às redes pluviais e ramais pluviais ligados aos coletores domésticos, assim como, detetar eventuais anomalias estruturais da rede. 

O teste consiste na introdução de fumo nos coletores da rede de saneamento forçando-o a sair, através dos dispositivos, tais como sarjetas, caixas de ramal, caleiras ou grelhas, detetando desta forma eventuais afluências indevidas. 

Os SMAS de Almada relembram, que o fumo utilizado é inócuo e não apresenta riscos para a saúde. O fumo não deverá entrar nas habitações, exceto nos casos em que existam problemas na canalização (fugas, ligações cruzadas, redes prediais pouco utilizadas ou mal dimensionadas cujos sifões deixam de cumprir a função rolha hídrica ou outras situações anómalas).

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest