Tarzan na Toponímia
Foi já há 3 anos que a Câmara de Almada prometeu dar o nome de Tarzan (António Gonçalves Ribeiro) a uma rua, uma praça, um jardim ou mesmo ao Parque Urbano.
Mais uma coisa que a Câmara promete à Costa e esquece rapidamente?
Recordamos que o famoso Tarzan da Caparica foi medalhado pelo Presidente Jorge Sampaio e até pela própria CMA, que lhe atribuiu a medalha municipal de mérito, reconhecendo as centenas de vidas que salvou. Onde está então a dúvida?
Recordamos que na Costa da Caparica até Pedroto tem uma rua, para não falar de artérias com nomes que ninguém conhece.
Felizmente, há também nomes locais na toponímia da freguesia. Por outro lado, é mais do que natural que uma freguesia consagre na sua toponímia personalidades que considera merecer essa honra, mas não são nem nunca foram residentes. Mas há algumas decisões estranhas, como atribuir a Pablo Neruda o nome da rotunda nos Capuchos e omitir David Mourão Ferreira, que aí foi residente e chegou mesmo a agregar à sua volta, nos Capuchos, toda uma plêiade de artistas e intelectuais.
Mas enfim, isso é outra história. Aquilo que queremos aqui sublinhar é a importância de consagrar os nossos na nossa terra. Estamos agora a falar de António Gonçalves Ribeiro, mas há vários outros que se distinguiram em diversas áreas da vida nacional, não só outros banheiros a quem muitos devem a sua vida, como desportistas (Salvador Martins, por exemplo) e tantos outros…
Assim, mais uma vez, para quando António Gonçalves Ribeiro, o Tarzan da Caparica, na toponímnia local?
Já agora, saíu a 3ª edição de “António Gonçalves Ribeiro, O “Tarzan”, Um Homem da Costa, da Gandaia Edições. Trata-se de um excelente trabalho de Teresa Palma Fernandes, sobre uma entrevista feita ao próprio e de onde ressalta a identidade pessoal e caparicana do “Tarzan”.
Todos os interessados poderão adquiri-la na sede da Associação (Praça da Liberdade, 17-A, 1º Andar) ou solicitá-la por email para sec@gandaia.info com um justificativo de transferência de 6€ para o IBAN