Dramaterapia e Saúde Psicológica
No próximo dia 10 de novembro, pelas 21:30 horas, terá lugar a conferência da Universidade Popular da Gandaia com o título “Dramaterapia e Saúde Psicológica” pela Profª. Doutora Lucília Costa Valente.
Como vem sendo hábito desde que a pandemia se instalou, as conferências têm lugar na plataforma Zoom, mantendo o acesso livre e gratuito, pelo que para participar basta CLICAR AQUI.
Entrar na reunião Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/87312128720
ID da reunião: 873 1212 8720
Lucilia Valente, professora Associada na Escola de Artes da Universidade de Évora, integra o Departamento de Artes Cénicas. Nos anos setenta cursou Educação pela Arte na Escola Piloto do Conservatório. De 1986 a 1991 realizou os seus estudos de pós graduação a tempo integral no Reino Unido tendo desenvolvido os trabalhos de mestrado em psicologia educacional e “creative arts” na área do teatro terapêutico e saúde psicológica.
A sua investigação de doutoramento permitiu-lhe profundar a área da Dramaterapia com a tese “Therapeutic Drama and Psychological Health:An Examination of Theory ans Practice in Dramatherapy” que concluiu em 1991. No seu regresso a Portugal integrou o corpo docente da Universidade do Minho de 1992 a 1996 . Foi Directora da Secção Educação pelo Movimento Arte do CEFOPE, integrado no então Instituto da Criança, onde criou e foi directora de 1993 a 1996 do Curso Especializado em Expressões Artísticas Integradas baseado nos princípios da Educação pela Arte. Foi fundadora em 1994 e primeira Presidente do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte.
Em Novembro de 1996 integra o corpo docente da Universidade de Évora como 1ª Directora da Licenciatura em Estudos Teatrais, tendo sido membro da Comissão Instaladora dos Ensinos Artísticos que deram origem à actual Escola de Artes em Évora (onde dirigiu o Departamento de Artes Cénicas de 2015 a 2017). Coordenou de 2002 a 2010 o Núcleo de Educação Cultura e Artes Aplicadas (NECAA) no âmbito do qual foi construindo uma abordagem às artes nas comunidades . Foi investigadora no CIEP – Centro de Investigação de Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Em 2007 envolve-se na criação da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa.
O seu interesse pelas artes como desenvolvimento do potencial humano numa dimensão holística levaram-na a procurar, entre 1998 e 2002, formação complementar na Universidade Holística Internacional com sede em Brasília e inspirada nas perspectivas de educação para a paz de Pierre Weil . De 2007 a 2011 fez uma formação em Trabalho Biografico e Counseling de orientação Antroposófica (Rudolf Steiner). Em 2015 inicia uma nova formação em Arterapia na linha de Margareth Hauschka. na Associação Harpa. É membro do grupo coordenador europeu da IDEA (International Drama/theatre and Education Association). É presidente da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa. Tem várias publicações nas suas áreas de interesse.