Noites de Dezembro

dezembro1Naquelas noites de Dezembro…

Era dia 24 de Dezembro…após a ceia com a família, com o tradicional bacalhau cozido e seus acompanhamentos, fomos festejar à meia-noite o nascimento de um Menino, que nasceu, há mais de dois mil anos em Belém, num estábulo para se proteger do frio. A este Menino puseram o nome de Jesus Cristo. Cresceu e, entre os seus, destacou-se pela sua imensa sabedoria que causou medo e inveja nos dirigentes do seu povo. Eram ideias novas, talvez revolucionárias para o seu tempo, que falavam de Amor ao próximo, Perdão, Solidariedade…eram ideias tão diferentes que os poderosos desse tempo resolveram pregá-lo numa cruz até à morte. Que grande Homem deve ter sido pois, passados mais de vinte séculos, ainda é recordado e seguido por tantos milhões que não esquecem os seus ensinamentos nem o dia do seu aniversário!!!

Foi uma festa linda, numa igreja repleta, onde todos deram as mãos, numa corrente muito forte de solidariedade entre tantos, de tantas cores e tantos lugares do Mundo…Adorei esta manifestação de Amor, de Paz, de Alegria.

Passados cinco dias fomos de novo a outro lugar de culto onde um amigo era chorado pela sua morte, algo prematura. Durante a missa de corpo presente, as palavras sábias, do celebrante e de alguns dos seus filhos, voltaram a unir-nos, e as lágrimas salgadas, como as águas do mar da sua Costa da Caparica, correram pelas nossas caras e de muitos que enchiam aquela capela da Basílica da Estrela.

Na primeira cerimónia, na igreja junto ao mar, comemorava-se o nascimento de um Homem Bom e havia alegria, muita alegria…na segunda a tristeza estava presente, nas palavras e nas lágrimas de dor, mas pedia-se que a Saudade nunca deixasse de existir e se recordasse sempre o Amigo pelo que ele foi…só tinha partido fisicamente mas estaria sempre entre nós. Em ambas as cerimónias houve sempre uma componente que esteve presente: a Solidariedade e a União de todos para celebrar a Vida e a Morte.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest