PAN propõe candidatura de Almada a património da humanidade

O técnico de acupuntura Vítor Pinto, cabeça de lista do PAN à Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, quer potenciar as frentes atlântica e de rio, propondo uma candidatura a Património Mundial da Humanidade.

Com o ambiente como preocupação transversal da candidatura, e procurando identificar as potencialidades e as necessidades do concelho, Vítor Pinto, de 42 anos, natural de Almada, diz que “a interceção da frente atlântica com o estuário do Tejo proporciona um património natural com um valor incalculável”.

“Ao nível do turismo, uma das vertentes em que esse património pode ser relevante, o subaproveitamento é gritante. Nós queremos potenciar esse turismo de forma sustentável. Antes de mais, promovendo uma candidatura a Património Natural da Humanidade na UNESCO, da mesma forma que foi feito para o Douro Vinhateiro”, afirmou à Lusa o candidato às eleições de 26 de setembro, que se juntou ao PAN em 2019.

A estratégia preconizada para o turismo nesta região, prevê, segundo Vítor Pinto, “reconverter algumas das atividades mais artesanais, que se encontram muito debilitadas a nível económico, para observação de cetáceos, para passeios no rio, para operações de mergulho, de vela, de observação das aves, de toda a cultura que existe ligada ao rio”.

“A nível económico, pretendemos criar um gabinete de discussão de emprego sustentável. Quer isto dizer, tentar de uma forma ativa ir aos diferentes agentes internacionais de indústrias ligadas a energias renováveis, ligadas à sustentabilidade, usando as potencialidades do concelho com as sinergias com as faculdades que já cá existem, com o ‘know how’ que já cá existe”, acrescentou.

Nesse sentido, considerou, “o projeto Cidade da Água pode enquadrar-se, na medida em que tem um espaço certo, tem a localização [frente ribeirinha de Almada] e tem eventualmente as condições”.

Nas anteriores eleições autárquicas, em 2017, Inês de Medeiros, do PS, ganhou a Câmara de Almada, tradicionalmente comunista, com um total de 20.917 votos, apenas mais 413 do que a CDU.

Os socialistas governam atualmente o município de Almada com quatro eleitos, a CDU também tem quatro, o PSD dois e o BE um.

Além de Vítor Pinto, já anunciaram a sua candidatura a Almada a atual presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira (CDU), Joana Mortágua (BE), Manuel Matias (Chega), Bruno Coimbra (IL) e Nuno Matias, que avançará por uma coligação PSD/CDS-PP/Aliança/PPM/MPT.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest