Urbanismo em Almada

O Próximo convidado da Universidade Popular da Gandaia é o arquiteto Luís Viana Baptista que irá falar sobre o urbanismo de Almada, com o título “Cidade: Oportunidade, Resistência, Risco e Estagnação”.

Esta conferência terá lugar na próxima terça feira dia 9, pelas 21:30h através da plataforma zoom, pelo que poderá participar e até participar no conforto do seu lar e do seu computador. É tão simples como CLICAR AQUI.

Nascido em Lisboa em 1963, licenciou-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1988). Frequentou o Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza.

Luís Viana Baptista é membro da Ordem dos Arquitectos desde 1989 e conta com mais de 30 anos de experiência nos domínios da Arquitectura, Planeamento e Urbanismo. 

MACROPLAN (1980 a 1983), estagiou  na  COVELL MATTHEWS WHEATLEY ARCHITECTS (Londres 1986) e na AARQ,Lda, (1987), colaborou no gabinete PROMONTÓRIO em 1988.  Aínda em 1988 exerceu fiscalização de obras para a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, em 1989 trabalhou para o Município no GABINETE DE RECONSTRUÇÃO DO CHIADO e  no gabinete ALVARO SIZA em 1990. Em 1991 e 1992 trabalhou na imobiliária GRUPO SONAE com actividade em projectos de centros comerciais de dimensão relevante.

Em 1993 ingressou na Direcção de Planeamento e Gestão Urbanística da PARQUE EXPO´98, S.A. fazendo parte da equipa que elaborou o Plano de Urbanização (3340ha para 25.000 residentes), dos seis Planos de Pormenor, desenhou e coordenou o espaço público e infraestruturas da Av D.João II e colaborou num conjunto significativo de edifícios de referência   (Estação do Oriente, Pavilhão Atrlântico). Entre 2000 e 2006 execrceu na PARQUE EXPO´98, S.A  a função de Director de Serviços de Planeamento e Projectos Urbanos, em todo o processo de consolidação do Parque das Nações (com cerca de 2,5 milhões de metros quadrados de área bruta de construção).

Em 2007 iniciou colaboração com a Arqª Alexandra Cantante na ACVB onde tem trabalhado em diversos projetos de arquitetura e urbanismo.

Publicou alguns artigos teóricos sobre urbanismo e foi orador em diversas conferencias ou congressos em Lisboa, Belgrado, Berlin Bremen, Copenhague, Sharm-El-Sheik, Trieste, Shangai, Wroclaw, Zurique .

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest